O MUNDO "VIA VIGO"

Turismo de Vigo

 Já alguma vez ouviu a apaixonante história do Cable Inglés (cabo inglês)?

Em 1873 instalava-se no n.º 20 da rua Real, em pleno coração do bairro histórico de Vigo, a sede da Eastern Telegraph Company, a maior empresa telegráfica do mundo. 

 A segurança que o porto e a Ria ofereciam para a amarração do cabo foi uma das razões que tornaram possível que, através de Vigo, a Europa tivesse acesso a notícias e acontecimentos de primordial importância para o desenrolar da história.

A chegada do cabo telegráfico submarino e dos seus trabalhadores britânicos transformou a sociedade e os costumes de Vigo. Nasceram as primeiras agências noticiosas, construíram-se fábricas de cerveja e realizaram-se os primeiros jogos de futebol, râguebi e pingue-pongue.

Quer que lhe conte um segredo? Se for à praia de Alcabre, na maré baixa, o mar deixá-lo-á ver os restos de um dos cabos submarinos que ligavam Vigo ao mundo. Quando lá estiver, repare numa casa que está em cima da praia e note como a fachada conserva ainda as iniciais ETC.

No centro da cidade, também poderá visitar o lugar onde os telegrafistas moravam: a rua Taboada Leal, na encosta do parque O Castro. Os escritórios da empresa tiveram a sua 1.ª e 2.ª sede no atual edifício dos Correios e Telégrafos e na Casa Bárcena, respetivamente. Neste último, encontrava-se o relógio do Cable Inglés, que marcava as horas para toda a cidade, sincronizado ao segundo com o meridiano de Greenwich.

Venha conhecer-nos e ligue-se à história “Através de Vigo”.

Fotografia: Archivo José Ramón Cabanelas