CINCO MANEIRAS DE COMER POLVO EM VIGO

Turismo de Vigo

Ao dizer Galiza já sonhamos com saborear peixe, marisco, empanada, lacão com grelos, vinho Alvarinho, licor café e, evidentemente, o polvo um clássico da cozinha galega. A receita mais conhecida é ‘Polvo à Feira’, mas essa não é a única. Não deixe de experimentar as várias maneiras de comer polvo na sua próxima escapada a Vigo!

POLVO À FEIRA: o polvo por excelência: servido em prato de madeira, com sal, azeite de oliva e pimentão. A sua receita é fácil, mas ninguém consegue o sabor do polvo servido numa festa, feira ou restaurante da Galiza. Com certeza, o segredo está na quantidade de produto que é cozinhado junto.

POLVO NA BRASA: há anos os bares e restaurantes galegos servem este prato com muito sucesso, uma nova forma de prepará-lo: na chapa ou grelha, cortado em fatias finas depois de cozido.

CALDEIRADA DE POLVO: nas Rias Baixas o polvo também é servido em caldeirada, uma forma típica de preparar frutos do mar em toda Galiza. O polvo cozido é acompanhado com batatas temperadas com alhada: um guisado feito com azeite, alhos, cebola e pimentão.

POLVO AO ESTILO CÍES: nas Ilhas Cíes, podemos experimentar o polvo duma maneira diferente “ao estilo insular”, uma receita tradicional que as famílias habitantes dessas ilhas transmitem de geração a geração. A preparação é parecida à caldeirada, porém no lugar do alho leva pimentão vermelho e verde.

EMPANADA DE POLVO: também o polvo está presente nas deliciosas empanadas galegas. A “zaragalhada” é uma fritada de cebola e pimentões vermelhos e verdes para o polvo, antes de ser colocado como recheio da massa.

Não espere mais para saborear o nosso mar de sabores!

Etiquetas: