Rota do Alto do Príncipe

Uma subida ao alto de Monte Agudo

A rota do Alto del Príncipe propõe um trilho natural de subida ao alto de Monte Agudo. É a rota das Ilhas Cíes mais curta e fácil de seguir sem perder nada da beleza do arquipélago. Partindo do quiosque de informação perto do cais é necessário virar à direita pelo caminho que leva à praia de Figueiras. Durante este primeiro troço do percurso ladeia pela esquerda o complexo dunar de Figueiras-Muxieiro, ao qual não é possível aceder, já que este conserva valiosos exemplares de espécies vegetais muito frágeis, como a camarinha ou o tomilho-bravo.

Passada a praia de Figueiras, siga pela esquerda para subir ao alto de O Príncipe. Deste ponto poderá desfrutar de uma impressionante vista para os penhascos da costa oeste do arquipélago. Verá formações rochosas caprichosamente esculpidas pelos elementos naturais, como a famosa Silla de la Reina (Cadeira da rainha) das Ilhas Cíes.

Neste ponto da rota do Alto del Príncipe destaca-se o contraste da geografia e vegetação das duas vertentes das ilhas. É também um bom ponto para observar a numerosa colónia de gaivotas-de-pata-amarela que fazem ninho nos penhascos.

Dicas e recomendações:

A zona alta da ilha apenas tem árvores ou sombras, pelo que no verão é aconselhável proteção para o sol.

A praia de Figueiras, junto à qual passa este percurso, é naturista.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 3 quilómetros.

Duração do percurso: Uma hora.

Dificuldade: Baixa.

Tipo de rota: Não circular.