Monte Galiñeiro PR-G1

Ascender ao topo de Vigo

A rota do monte Galiñeiro PR-G1 é uma das más interessantes, já que transcorre pela montanha mais elevada de Vigo. Situada no limite do município com Gondomar e O Porriño, resulta muito simples aceder até à sua base para a seguir ou contornar. É uma rota ideal para praticar trekking com amigos ou a dois, tanto pelas vistas como pelo percurso em si.

Para chegar à zona de partida pode-se utilizar tanto a estrada Vigo-Gondomar PO-330 como a auto-estrada Val Miñor AG-57. Uma vez chegados ao parque industrial de A Pasaxe, a poucos metros saindo pela PO-330 em direção a Gondomar, esta via cruza-se a um nível diferente com a auto-estrada. Mesmo detrás deste cruzamento, à esquerda, inicia-se a senda do Monte Galiñeiro PR G1. Sobe levemente em direcção a uma pedreira e a seguir desemboca numa espaçosa planície com uma fonte e um riacho. É fácil encontrar-nos com gado selvagem e desfrutar da vista do vôo das aves de rapina que habitam esta zona.

Da área de descanso do parque florestal, vê-se o cume do monte para o qual sobe a rota, primeiramente ligeiramente, e progressivamente de forma íngreme, à medida que nos aproximamos do fim do percurso. No alto do monte merece a pena a vista da paisagem que abrange toda a área metropolitana de Vigo. Também pode-se evitar a subida final ao cume rodeando-a pela esquerda, mas mesmo assim a considerável altura, por um caminho de terra que rodeia a parte mais dura do monte.

A rota de descida do Monte Galiñeiro PR G1, realiza-se pela ladeira oposta à subida, virando progressivamente para a esquerda. Uma vez atingida a base, o caminho continua descendo até ao rio Zamáns, nos arredores da sua barragem e junto ao qual se conservam vários moinhos e elementos etnográficos, como o de As Maquías. Desde o rio já não há que subir até à estrada Vigo-Gondomar PO-330, pela qual teremos que caminhar ao regresso e em leve descida, pouco mais de 2 km para regressar ao ponto de partida.

Dicas e recomendações:

A Federação Galega de Montanhismo dispõe de mapas e informação discriminada

O troço final de descida do cimo do monte é mais de trekking que de caminhada.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 8,6 quilómetros

Duração do percurso: Três horas.