Rio Eifonso PR-G5

Rota de bosques autóctones, moinhos e ermidas

A rota do rio Eifonso PR-G5 é um passeio natural de curto percurso pelos bosques autótones, moinhos e ermidas. Está ao lado da cidade e é perfeita para caminhar e relaxar junto ao rio. Trata-se de uma rota com alguma inclinação que nos permitirá embrenhar-nos por lugares cheios de natureza, onde ainda se conservam múltiplos elementos etnográficos.

Este trilho por Vigo de curto percurso é de fácil acesso desde a baixa da cidade tanto de transporte público como de veículo próprio. Saindo da cidade pela avenida de Madrid em direção a O Porriño nos afastaremos em Bembrive e tomaremos a estrada a Beade. Aproximadamente a 50 m da ponte que cruza o rio Eifonso, está sinalizado o início do trilho, desde onde já podemos ver os seus moinhos e pequenos saltos de água.

Após superar, caminhando sempre em frente, um cruzamento de caminhos, a senda sobe de forma progressiva até à ermida de San Cibrán, com um agradável ambiente para descansar antes de continuar por uma pronunciada inclinação e começar a virar ligeiramente à esquerda enquanto se atravessa- um denso bosque e se cruza a autoestrada a Val Miñor. Esta área tem numerosos caminhos de carros lajeados e restos de antigos povoados.

A rota finaliza no parque florestal de Beade, com as suas impressionantes vistas sobre o vale e a cidade ao fundo. Mas também é possível ligar desde este ponto com os trilhos de longo percurso GR-53 y GR-58 que cruzam todos os montes vigueses.

Dicas e recomendações:

Junto à ermida de San Cibrán celebram-se romarias populares e, nos inícios do outono, a Festa da Sidra, bebida elaborada tradicionalmente por muitas famílias da paróquia de Bembrive.

Galeria de Imagens:
Turismo de Vigo

Informação prática

Distância: 4 quilómetros

Duração do percurso: Uma hora e meia.

Dificuldade: Média-baixa.

Tipo de rota: Não circular.